Conceitos

Porquê aproveitar a luz natural?

Os efeitos visuais e biológicos que a luz natural proporciona positivamente nos seres humanos são diversos (emocional, motivacional, humor), e dentre eles, podemos citar o aumento na produtividade geral (8% de 300 lux para 500lux, num ambiente industrial, conforme artigo “Iluminação para o trabalho” – Van Bommel, – Philips, 2004) e diminuição de erros.

De outro lado, possibilita o desligamento de lâmpadas e reatores durante as horas em que temos luz natural disponível, gerando: menor consumo de energia elétrica; prolongando a vida útil destes componentes; e diminuindo a irradiação de calor proveniente do aquecimento deste sistema (artificial).

Resumidamente, o aproveitamento da luz natural em ambientes profissionais possibilita o retorno do investimento em poucos meses, obtido com a economia gerada pela diminuição do consumo de energia elétrica e manutenção deste sistema (artificial).

A solução definitiva em iluminação zenital

O Sistema Skylux foi desenvolvido para solucionar os principais problemas que os sistemas tradicionais de domus possuem: aparecimento constante de vazamentos e infiltrações, trincas, rachaduras e amarelecimento prematuro do material translúcido e rendimento luminoso abaixo do esperado.

Estruturado inteiramente com perfis de alumínio, que proporcionam maior durabilidade ao sistema, e chapas translúcidas de boa procedencia, o sistema foi desenvolvido para recobrir vãos múltiplos da telha, independente do modelo ou dimensão da mesma. Ao invés de efetuar o recorte do telhado em diversos pontos, aplicando-se rufos ou colarinhos metálicos, o sistema Skylux é aplicado diretamente sobre as telhas adjacentes ao vão luz, de forma bastante simples, eficiente e segura.

Além destas características, o sistema Skylux é dimensionado conforme a necessidade luminosa informada pelo cliente ou requerida pela atividade desempenhada no ambiente. Neste caso, utilizamos a NBR-5413 (norma que rege as iluminâncias de interiores para a iluminação artificial) como balisadora das iluminâncias médias a serem atingidas pelo sistema Skylux. Finalmente, possuímos softwares especiais que geram o comportamento luminoso do sistema para todos os cenários do ano: solstícios e equinócios, independente do tipo de céu, latitude ou longitude.

Os benefícios da iluminação natural prismática são diversos, mas o principal é o espalhamento da luz natural de forma muito mais eficiente que os sistemas tradicionais.

Em que tipo de telha o sistema Skylux pode ser aplicado?

Independe do modelo da telha, já que o arco do domus é fabricado conforme a dimensão da telha, ou seja, não trabalhamos com dimensões pré-definidas. A maior vantagem disso é que não fazemos adaptações, para casar nosso sistema no perfil da telha, ou seja, o risco de vazamentos e infiltrações se torna praticamente nulo.

O Sistema Skylux é universal e pode ser aplicado em qualquer tipo de telha, seja metálica, ondulada, zipada ou de concreto. A maior vantagem é que fazemos adaptações para adequar o sistema no perfil da telha, ou seja, o risco de infiltrações é praticamente nulo.

O sistema Skylux pode ser aplicado em telhas sanduíches ou telhas que possuem mantas ou face-felts?

Pode, nestes casos fornecemos perfis estruturais que já conferem o acabamento do entorno do vão-luz, emoldurando o mesmo.

Economia

Desligue as
lâmpadas no
mínimo 8h
por dia

Eficiência

Eficiente em dias
ensolarados e nublados

Temperatura

Menor transmissão térmica
que outros materiais

Ofuscamento

Não ofusca, pois
a luz é difusa

Investimento

Obtenha
retorno de
investimento
em até 2 anos

Hot Spots

Não concentra raios
num único ponto

Produtividade

Aumente a produtividade dos
colaboradores com luz natual

Filtro

Filtra 98%
dos raios UV