Sinais de que está na hora de revitalizar o seu galpão industrial

Adotar soluções sustentáveis na reforma pode trazer resultados significativos para a empresa

 Toda edificação precisa passar eventualmente por algum tipo de reforma, seja para reparar algum dano estrutural, algum desgaste natural causado pelo tempo ou até mesmo para adequá-la a uma nova necessidade estética ou de funcionalidade. Com os galpões industriais não seria diferente. Mas ao contrário do que muitos imaginam, a revitalização não precisa ocorrer apenas quando acontece algum problema muito grave na estrutura física, pelo contrário, a obra pode ser antecipada com o objetivo de tornar o espaço mais funcional e sustentável.

É comum que muitos empresários pensem na reforma ou na revitalização do galpão apenas como um gasto e que deverá ocorrer somente quando for inevitável continuar as operações sem a realização da obra. Isso normalmente acontece quando há sinais de infiltração, goteiras, problemas na fiação elétrica, falhas no sistema de ar entre outros. Nesses casos, obviamente, não há o que se fazer a não ser realizar a reforma o mais breve possível. O que geralmente tornará a obra muito mais cara, devido à emergência e gravidade da situação, além de acabar sendo uma solução temporária. Esse é apenas um exemplo para demonstrar que a revitalização não precisa ser encarada desta forma.

Por isso, é importante ficar atento a outros sinais, talvez não tão evidentes quanto os citados anteriormente, mas que também podem indicar que chegou a hora de revitalizar, de forma planejada, o galpão industrial. Um deles é o consumo de energia elétrica. Já parou para contar quantas luzes ficam acesas durante o dia consumindo energia? Sem contar na constante troca de lâmpadas. Calculando esses gastos a longo prazo, você perceberá que investir em uma revitalização dos telhados ou cobertura para aproveitar a luz natural, por exemplo, valerá muito mais a pena do que manter uma conta de energia elevada todos os meses.

Ainda pensando no consumo de energia elétrica e manutenção de equipamentos, será que o ar-condicionado não poderia ser substituído por um sistema de ventilação natural, sem o consumo de energia elétrica, que é totalmente sustentável?

Assim como no caso das lâmpadas, fazendo os cálculos, o sistema pode trazer melhores resultados financeiros e até mesmo operacional, pois manterá o ambiente em uma temperatura agradável (nem muito quente, nem muito fria) garantindo um conforto térmico para os profissionais.

Perceba que a revitalização do galpão vai muito além de reparar problemas que vão surgindo com o tempo, pois é preciso pensar em soluções operacionais que vão atender as necessidades da empresa nos próximos anos e que contribuirão para tornar a empresa mais competitiva no mercado. Nesse sentido, outro sinal que pode indicar que chegou a hora de reformar o galpão é a adequação do espaço para a instalação de novos equipamentos. Muitas vezes, um novo equipamento exige um espaço físico mais amplo, iluminado e arejado para que possa ser instalado e manuseado de maneira ergonômica pela equipe técnica ou de produção.

Pensando no ponto de vista estratégico da empresa, uma revitalização pode significar um novo posicionamento da marca no mercado, abrindo o negócio para investidores externos e valorizando o capital da empresa, tornando-a mais atrativa. Marcas do mundo todo têm investido em mudanças significativas em seu posicionamento e processos de trabalho com esse objetivo. Nesse caso, a obra de revitalização pode ser focada em soluções sustentáveis e até mesmo receber uma certificação de edificação verde – Green Building (conheça mais sobre essa certificação clicando aqui: https://www.engepoli.com/como-obter-a-certificacao-leed-da-sua-construcao/).

Com esses exemplos, é possível observar que a revitalização do galpão pode ser motivada por diferentes objetivos, ou até mesmo por vários deles em conjunto, o que torna essa decisão muito mais estratégica do que apenas uma necessidade de reparo estrutural. E, ao contrário do que pode se pensar, mesmo que o galpão seja antigo, ainda assim é possível transformá-lo em um espaço moderno, funcional e sustentável. Nesse caso, além da economia proporcionada, a edificação revitalizada pode se tornar também um meio para fortalecimento da marca, servindo de conteúdo para ações de comunicação e marketing que mostrarão que a empresa está preocupada com o meio ambiente, com a gestão financeira e com o bem estar dos seus colaboradores e clientes.

 

Revitalização completa com o SISTEMA RETROFIT – ENGEPOLI

Tendo em vista que a revitalização do galpão deve ser uma ação estratégica e planejada, visando ao melhor desempenho funcional, econômico e ambiental, por que não pensar em uma solução completa?

A Engepoli é especializada na oferta do Sistema Retrofit de coberturas, que une em um único projeto soluções para instalação do sistema de ventilação natural Exhaust, sistemas de iluminação natural NanoPrismática Skylux, sistemas LED dimerizáveis SkyActive, até a aplicação de membrana líquida SmartRoof para reduzir o aquecimento e estancar infiltrações. Para saber mais informações sobre o produto, clique aqui (https://www.engepoli.com/produtos/sistema-retrofit/).

Com o Sistema Retrofit, além de aumentar a vida útil da edificação será possível torná-la mais sustentável, econômica e eficiente. Se você se interessou por esse sistema e deseja conhecer melhor os serviços da Engeoli, entre em contato conosco: https://www.engepoli.com/contato/

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email