News & Events

Nós já falamos muito aqui no blog sobre a importância de alinhar desenvolvimento e crescimento econômico com a sustentabilidade ambiental. Na área da construção civil esse conceito de sustentabilidade começou a ser aplicado a partir do século XX, e desde então ele está cada vez mais popular. Confira 3 curiosidades sobre a história das construções sustentáveis:

 

1. Crise do petróleo

crise

Muitas pessoas não sabem, mas o conceito e construções sustentáveis surgiu de uma necessidade de economizar energia durante a crise do petróleo de 1970. Assim, os engenheiros tiveram que desenvolver alternativas criativas para continuar trabalhando na área, e uma ideia que devia ser apenas provisória acabou virando tendência mesmo depois que a crise acabou estando presente até hoje.

 

2. Apoio de órgãos internacionais

A procura por alternativas sustentáveis na área de construção começou nos anos 70, mas a sua década decisiva, onde ela se desenvolveu e recebeu apoio de órgãos internacionais, foi em 1990. Prova disso é a realização da primeira convenção internacional sobre construção sustentável que foi realizada em 1997 na capital da Finlândia, e a primeira certificação de prédios sustentáveis que foi lançada em 1998 no Reino Unido.

 

3. Representantes da América Latina

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter um prédio sustentável, o Eldorado Business Tower de São Paulo, e hoje em dia, segundo a United States Green Building Council, nós estamos em quarto lugar entre os países com mais construções sustentáveis. Ou seja, nós somos hoje o grande representante da América Latina nessa área!

 

Gostou de saber mais sobre construções sustentáveis? Gostou da sustentabilidade que esse grande material pode gerar para a sua empresa? Confira no nosso blog outras dicas de como aumentar a sustentabilidade no seu negócio.

Deixe uma resposta

vinte + sete =