News & Events

A construção sustentável já é um tema recorrente aqui no blog, pois é este o conceito que nós acreditamos na Engepoli ao desenvolver produtos na área de iluminação e ventilação natural. Entretanto, muito ainda não entendem o seu significado e a sua real importância, confira um pouco mais sobre o assunto:

Um conjunto de medidas práticas

Uma construção sustentável nada mais é do que um conjunto de medidas que são adotadas antes, durante e após a realização de trabalhos em uma obra, para garantir que esta não agrida o meio ambiente, ou que ela agrida o mínimo possível. Dessa forma, mais do que mudar alguns hábitos, para existir de fato uma construção sustentável é preciso que todos os trabalhadores estejam compromissados com a sustentabilidade, visando minimizar os impactos causados ao meio ambiente, e promovendo assim também a economia financeira e o bem estar social das pessoas que irão conviver nessa nova construção. Apesar de não ser um conceito novo, pois já está sendo trabalhado há alguns anos em outros países, a construção sustentável ainda é relativamente nova no Brasil onde a maioria das obras ainda não seguem os valores sustentáveis no qual acreditamos. Porém, essa realidade está mudando aos poucos com a implementação de certificações ambientais, por exemplo, que incentivam as construtoras a repensarem as suas formas de trabalhar.

Quais são as certificações ambientais brasileiras?

Hoje em dia no Brasil é possível obter a certificação LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, que funciona para todos os edifícios realizando uma análise de 8 dimensões, que leva em consideração diversos aspectos da obra dando pontos diferentes para cada um, garantindo assim que ela possa ter um certificado Silver, Gold ou Platinum. Além dela, há também o Processo AQUA, ou Alta Qualidade Ambiental, que foi criada com base na francesa HQE, e também acompanha e controla todas as etapas do processo de construção, dividindo-as entre pré-projeto, projeto e execução e dando pontos para as práticas que são realizadas em cada uma.

As duas certificações são extremamente importantes para incentivar e garantir os benefícios de uma construção sustentável, e os nossos produtos também podem te ajudar nessa tarefa! Confira o nosso portfólio e continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre sustentabilidade.

Deixe uma resposta

catorze − 10 =