Iluminação natural enriquece projetos arquitetônicos

Por mais que a iluminação artificial ainda seja uma escolha dos arquitetos, muitos profissionais têm privilegiado a iluminação natural para enriquecer seus projetos – sejam eles industriais ou convencionais. Um dos motivos apontados pelos profissionais é que usar a luz natural traz inúmeros benefícios, entre eles um maior conforto para quem precisa passar várias horas dentro desses empreendimentos.

Atualmente, além da iluminação natural ser mais sustentável, o jogo de luzes e sombras que ela proporciona valoriza muito um projeto arquitetônico. Para que isso realmente ocorra, os especialistas afirmam que esse tipo de projeto deve saber usufruir e controlar a luz disponível, maximizando suas vantagens e reduzindo suas desvantagens. No sul do Brasil, por exemplo, a melhor fachada de uma casa é aquela voltada para a face norte, onde há maior incidência de raios solares.

Para utilizar bem a luz natural nos imóveis é necessário analisar a localização do terreno, se atentando para a posição do sol ao nascer e ao se pôr para que seu aproveitamento possa ser feito da melhor maneira possível. É importante que no projeto seja possível contar com uma empresa especializada em iluminação natural, para que ela consiga projetar junto com o arquiteto os estudos necessários logo no início. Nesses casos, é possível identificar adequadamente questões como o clima da região, a quantidade de luz, orientação solar, quantidade de horas de luz por dia, entre outros dados.

A Engepoli é especialista em construções sustentáveis que querem aproveitar ao máximo a iluminação natural existente na sua região. Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossas soluções para obras industriais e convencionais.

 

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email