Os benefícios da eficiência energética na indústria

Você sabia que, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia (ABESCO), de 2015 a 2017, o Brasil teve um desperdício energético de mais de R$60 bilhões? Para se ter uma ideia, essa quantia seria suficiente para construir cerca de 240 hospitais no país.

A Carbon Trust, empresa que trabalha com governos e companhias que têm o objetivo de aumentar a comercialização de tecnologias de baixo carbono, também realizou uma pesquisa sobre “Investimento Transformativo para Eficiência Energética e Energias Renováveis”. Publicado em 2017, o levantamento mostrou que na época, o mercado brasileiro de eficiência energética já era estimado em R$18 bilhões.

Essas duas pesquisas nos mostram que a eficiência energética é um assunto em alta no país e no mundo. E mais, que pode oferecer diversos benefícios para as indústrias que investem nisso. Mas, afinal, o que é eficiência energética e quais são as suas vantagens? Você vai descobrir a seguir.

O que é eficiência energética?

Para compreender o quão benéfica é a eficiência energética, primeiro é preciso conhecer seu conceito. A palavra eficiência, de maneira geral, significa fazer mais ou a mesma coisa, com menos. Para isso, é claro que o conforto e a qualidade devem ser mantidos. Sendo assim, quando o assunto é energia, chegamos na seguinte definição:

Eficiência energética significa gerar mais ou a mesma quantidade de energia, utilizando menos recursos naturais, ou realizar o mesmo trabalho, consumindo menos energia elétrica.

Inúmeras empresas, fábricas, centros de distribuição, mercados e galpões industriais têm buscado ser mais eficientes do ponto de vista energético. Essa procura passa não apenas pelo uso racional e inteligente de energia, como também pela utilização de equipamentos mais eficientes, que demandam menos recursos. Para que, dessa forma, a companhia possa realizar os mesmos processos, usando menos recursos.

Qual é a importância de aumentar a eficiência energética da sua indústria?

A população mundial não para de subir. Consequentemente, ocorre um aumento exponencial da demanda energética. Para que seja possível suprir essas necessidades, sem esgotar os recursos naturais, é fundamental investir em soluções que visam a eficiência energética.

Afinal, conforme o consumo de energia elétrica diminui, são necessários menos recursos naturais para gerar energia. Dessa forma, os impactos negativos para o meio ambiente são reduzidos, protegendo as futuras gerações.

Esses são os principais motivos pelos quais a eficiência energética é tão importante para sociedade. Mas por que ela também deve ser um tema central na sua indústria? A sigla ESG é uma das respostas. Usada pela primeira vez no relatório Who Cares Wins (em português, “ganha quem se importa”), essa sigla significa “Environment, Social & Governance”, ou seja, “Ambiental, Social e Governança”.

A ESG, nada mais é do que um conjunto de boas práticas empresariais, feitas para que a empresa se mantenha produtiva, enquanto está alinhada com questões sociais, humanas e ambientais. Com isso, a sustentabilidade da indústria é garantida, especialmente nos quesitos ambiental, social e econômico. Sem falar que empresas que seguem essas prerrogativas são bem vistas por investidores, que buscam negócios com maior potencial a longo prazo.

Quais são os programas governamentais focados em Eficiência Energética (EE)?

Conforme a eficiência energética foi ganhando maior importância para a sociedade, diversos programas foram criados com o intuito de incentivar ações que tivessem o mesmo objetivo. A seguir, vamos falar sobre as principais:

Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

Coordenado pelo Inmetro, o PBE oferece informações sobre a eficiência energética dos equipamentos. Dessa forma, quando um consumidor vai comprar um aparelho, ele pode optar pelo mais eficiente. Essa prática é fundamental para estimular os fabricantes a produzirem aparelhos mais eficientes.

Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel)

No caso da eletricidade, temos como destaque o Programa Nacional de Conservação de

Energia Elétrica, também conhecido como Procel. Coordenado pela Eletrobras, ele conta com o Selo Procel. Esse selo informa o consumidor sobre os produtos que possuem melhores níveis de eficiência energética, dentro de cada categoria.

Isso vale, por exemplo, para ar condicionados, ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras, entre outros. Sendo assim, quando um cliente vai até uma loja para comprar um eletrodoméstico, ele saberá que ao escolher o produto que tem o selo Procel, estará adquirindo um aparelho que consome menos energia do que outro equivalente, que não tem o selo. Isso gera economia na conta de luz e reduz os impactos no meio ambiente.

Conpet

Esse é um programa voltado para o uso eficiente de combustíveis. O Conpet é semelhante ao Procel, já que conta com o Selo Conpet de Eficiência Energética. Destinado a fogões, carros e aquecedores de água e gás, por exemplo, este selo destaca os produtos pela sua eficiência energética.

Programa de Eficiência Energética (PEE)

O Programa de Eficiência Energética tem como objetivo promover o uso eficiente de energia elétrica, em todos os setores da economia. A ideia é que os projetos de eficiência energética mostrem a importância e a viabilidade econômica da melhoria da eficiência energética de equipamentos e processos.

Com a regulamentação, acompanhamento e avaliação dos resultados sendo feitos pela Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento de Eficiência Energética, esse programa busca a transformação do mercado, a partir do estímulo ao uso de novas tecnologias.

Quais são os benefícios da eficiência energética para a indústria?

Agora que você já sabe o que é eficiência energética e qual é a sua importância, está na hora de mostrar quais são os principais benefícios que essa iniciativa oferece para a sua indústria.

Redução na conta de eletricidade

Uma das grandes vantagens das ações que visam a eficiência energética é a redução do consumo de energia elétrica que, consequentemente, leva à redução da conta de luz. Um exemplo disso é a iluminação natural, que ilumina seu ambiente com custo zero com energia elétrica.

Quer um exemplo prático? Com um sistema de iluminação natural, se a sua indústria utiliza 50 luminárias de 150W durante 10 horas todos os dias, ela pode ter um retorno do investimento em menos de 2 anos e meio.

Independência da rede elétrica

Você sabia que 63,2% da energia elétrica produzida no Brasil é oriunda das hidrelétricas? Isso significa que, ao investir em soluções que promovem a eficiência energética, como a iluminação e a ventilação natural, a sua indústria passa a ser independente dessa fonte de energia tradicional.

Na prática, isso quer dizer que o seu negócio deixa de ser refém de modelos convencionais de geração de energia. Consequentemente, a empresa nunca terá suas atividades suspensas por causa de apagões que podem ser causados por crises hídricas, como a que ocorreu nos últimos anos, por exemplo.

Melhoria da indústria nos quesitos ESG

Com o consumo consciente e o estímulo a alternativas de energias renováveis, a empresa ajuda o país a atingir as metas de redução de emissão de carbono, para que o controle do aquecimento global seja possível. Além disso, ela também passa a atender os requisitos das ações ESG, se tornando ainda mais sustentável e atraente para os investidores.

Modernização

Você sabia que algumas soluções que promovem a eficiência energética, como a iluminação e a ventilação natural podem ser utilizadas em um retrofit? Esse conceito tem o intuito de revitalizar e modernizar uma edificação, garantindo melhorias funcionais ao prédio. Como consequência, a expectativa de vida das estruturas também aumenta.

Competitividade

Todos os benefícios mencionados acima fazem com que a performance da indústria melhore. Afinal, os resultados econômicos são aprimorados, assim como a reputação do negócio perante o público interno e externo. Com isso, o capital para investimentos aumenta e a empresa se torna ainda mais competitiva.

Nós acabamos de te contar o que é eficiência energética e quais são suas vantagens. Esperamos que após esse conteúdo, você tenha percebido a importância de ter soluções alternativas para aumentar a eficiência energética nas indústrias. Saiba como utilizar a energia de forma consciente com o nosso Ebook de Eficiência Energética!

COMPARTILHAR
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email